Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    • Whatsapp
    • Fé
    • Viagem
    Facebook X (Twitter) Instagram
    rotanoticia.com.brrotanoticia.com.br
    • Home
    • Notícias
      • Typography
      • View All On Demos
    • Fé
    • Vida
      • Viagem
      • Moda
    • Tecno
      1. Viagem
      2. View All

      OpenAI quer diminuir participação da Microsoft em sua receita até o fim da década

      setembro 14, 2025

      iPhone Air virá com modo de fotografia que era exclusivo de modelos mais avançados

      setembro 14, 2025

      Do sofá ao cinema: projetores que transformam sua sala em uma telona

      setembro 14, 2025

      Nano Banana faz Gemini crescer em popularidade e liderar ranking da App Store

      setembro 14, 2025
    • Contatos
    rotanoticia.com.brrotanoticia.com.br
    Home»Notícias»Moto por app tem joelho “triscando” e tensão na pista. Veja
    Notícias

    Moto por app tem joelho “triscando” e tensão na pista. Veja

    janeiro 16, 202508 Mins Read
    Facebook Twitter LinkedIn Telegram Pinterest Tumblr Reddit Email
    moto-por-app-tem-joelho-“triscando”-e-tensao-na-pista.-veja
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    São Paulo — O Metrópoles usou a moto por aplicativo em duas viagens pelas zonas sul e oeste de São Paulo nessa quarta-feira (15/1). A reportagem rodou por algumas das vias com maior número de mortos em acidentes com motocicletas no ano passado e sentiu a tensão sobre duas rodas, encarando os corredores entre os carros e joelhos triscando portas, em meio a buzinas frenéticas. Enfim, tudo aquilo que faz esse meio de transporte ser tão ágil quanto perigoso em uma grande cidade.

    O receio aumenta à medida em que se tem como base as estatísticas da capital paulista, que conta com uma frota de mais de 1,3 milhão de motocicletas. Segundo o prefeito Ricardo Nunes (MDB), que prevê uma carnificina, caso o mototáxi da 99 seja autorizado, foram 364 mortos em acidentes envolvendo motos no ano passado na cidade. O serviço foi vetado pela Justiça nessa quarta.

    Com esses números na cabeça, a reportagem deu início à primeira viagem por volta das 15h30. Sair da Estação Butantã, na zona oeste, e chegar ao Terminal João Dias, na zona sul, por R$ 6,40, em menos de 25 minutos, pode parecer um bom negócio, quando se pensa com o bolso. Em uma Yamaha 125, o preço da corrida saiu cerca de quatro vezes menos que o da modalidade pop, com carro (em torno de R$ 26).

    Para entender a oferta como razoável, porém, há uma série de ressalvas, além das estatísticas claramente desfavoráveis, o que pode ser um impeditivo para grande parte da população. O que parece barato pode sair muito caro. É desconfortável montar em uma moto, espremido entre o condutor e o baú de entrega, além de encarar corredor em meio aos carros da Marginal Pinheiros, com os joelhos sob constante ameaça, rodando a mais de 60 km/h na garupa.

    O capacete do passageiro é, obviamente, compartilhado, e não há higienização entre as viagens ou touca descartável. Na prática, a depender do tamanho da cabeça, a boca fica colada à espuma, igualzinho ao que aconteceu com outros passageiros momentos antes, por exemplo, e daí não há touca que dê jeito. Pode ser uma sensação desagradável e, eventualmente, uma problema de saúde pública.

    Na primeira corrida, o mototaxista levou ao pé da letra o local de parada e fez, inclusive, um retorno cerca de um quilômetro após o Terminal João Dias, na Estrada de Itapecerica (oito mortos em acidentes com motos nessa via, de janeiro a novembro de 2024), para estacionar na pista sentido centro. Isso elevou em cerca de cinco minutos o tempo da viagem, que percorreu 12,8 km.

    A segunda viagem foi entre os terminais João Dias e Grajaú, passando pela Marginal Pinheiros e avenidas Interlagos, Senador Teotônio Vilela e início da Dona Belmira Marin, em um trajeto de 13,4 km. Um dos mototaxistas cancelou o pedido ao saber que se tratava de um passageiro, dizendo que já estava com carga na garupa da moto, uma Honda Pop 110.

    O condutor de uma Honda CG 160A aceitou a corrida, que custou R$ 11,52 e também levou 25 minutos. Com um carro, seriam pelo menos 39 minutos no mesmo horário, por volta das 16h30, custando quase R$ 30.

    O trecho mais tenso foi na Teotônio Vilela, com o trânsito um pouco mais carregado, veículos em faixas estreitas e corredores onde as motos passam de forma espremida nos corredores. Entre janeiro e novembro, segundo o Infosiga, foram quatro mortes em acidentes com motos nessa via. A impressão é a de que a sensação de velocidade é maior quando se anda entre os carros.

    Orientação De forma geral, os dois motociclistas com quem a reportagem conversou, sem se identificar, entendem a possibilidade de levar passageiros como uma forma de aumentar a renda entre uma entrega de encomenda e outra. Ambos disseram já ter feito outras corridas no dia e foram bastante cordiais, apesar do trânsito violento da capital paulista.

    Nas duas viagens realizadas pela reportagem, os capacetes eram velhos e tinham as correias sob o pescoço emperradas, de difícil ajuste. A impressão é que poderiam também se soltar em uma batida mais forte.

    O piloto da segunda viagem percebeu a falta de intimidade do passageiro com a moto e deu orientações sobre como o garupa deve se comportar, principalmente quando se passa pelos corredores entre carros, ônibus e caminhões. O mototaxista disse que era para deixar o corpo menos tenso nesse tipo de ultrapassagem, que exige algum jogo de cintura, explicando também que isso é uma questão de confiança em quem segura o guidão. Ou seja, o garupa não tem controle nenhum sobre o que pode acontecer numa viagem de moto, mas pode causar um estrago dos grandes, se não souber jogar com o peso do próprio corpo.

    No Terminal Grajaú, um dos destinos da reportagem, o serviço de mototáxi que funciona há anos, a despeito do veto da prefeitura, continuava a operar normalmente nessa quarta. Como sempre, há inclusive uma tabela fixada na parede do terminal, com os valores das corridas para cada um dos bairros atendidos — não há previsão de que seja atualizada com a presença do concorrente, em disputa com a prefeitura.

    O que diz a 99 O Metrópoles enviou sete perguntas à 99 sobre a modalidade Moto, que foi vetada nessa quarta-feira (15/1) pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). Veja as respostas:

    1) Quais as orientações de segurança tanto para motociclistas parceiros quanto para passageiros na garupa antes e durante a viagem?

    Na modalidade 99Moto, o uso de capacete é obrigatório, tanto para o passageiro quanto para o motociclista. Também é mandatório para os condutores o uso de calçado fechado, as viseiras do capacete abaixadas e vestuário de proteção adequado. A 99 recomenda que o motociclista leve um capacete extra para o caso de o passageiro não possuir o seu. As viagens não são permitidas sem o equipamento, pois o item é obrigatório por lei.

    A empresa também possui um treinamento para os condutores que abordam uma série de pontos sobre segurança no trânsito, incluindo a importância de se manter na velocidade, respeitar a sinalização, entre outros.

    A empresa orienta os motociclistas a compartilhar as seguintes orientações para os passageiros, que também contam com dicas no app:

    – Em curvas, peça que incline o corpo junto ao seu, acompanhando o

    movimento da moto;

    – Solicite para o (a) passageiro (a) se apoiar no suporte traseiro da

    motocicleta;

    – Peça que mantenha as pernas e joelhos alinhados com seu quadril e

    pernas;

    – Diga para firmar bem os pés nas pedaleiras e que fique com a coluna ereta

    2) Em caso de acidente, a plataforma se responsabiliza por bancar integralmente o atendimento médico de motociclistas e passageiros envolvidos?

    Todas as viagens intermediadas pela 99 são cobertas por um seguro de até R$ 100 mil, tanto para motociclistas quanto para passageiros. Além do apoio financeiro outras formas de apoio incluem atendimento psicológico. Como funciona: assim que a denúncia é registrada, a equipe de segurança da 99 entra em ação para investigar o incidente. Esse time toma todas as medidas cabíveis e auxilia o usuário durante todo o processo.

    3) Por enquanto, o serviço não opera no centro expandido. Entretanto, em alguns casos, o trajeto mais curto entre dois pontos fora do centro expandido é passando por área central (por exemplo, entre Butantã e Tatuapé). O motociclista será obrigado a fazer um desvio?

    A 99 informa que está fazendo o lançamento de forma planejada e gradual. Nesse período inicial, os passageiros somente poderão pedir corridas que iniciem ou terminem fora do centro expandido.

    4) Quais medidas de higiene em relação ao capacete usado pelos passageiros?

    A 99 orienta os motoristas e motociclistas parceiros a manterem os seus equipamentos sempre em boas condições para oferecer um atendimento de qualidade. A empresa compartilha dicas sobre limpeza, conservação e checagem do capacete. As recomendações incluem a oferta de toucas descartáveis como uma cortesia para os passageiros, por exemplo.

    5) Quais as exigências em relação ao modelo e ano das motos ofertadas no serviço?

    Não há restrições de modelo.

    6) Quais as exigências em relação à experiência dos motociclistas parceiros? Há idade mínima ou tempo de CNH para poder ofertar o serviço?

    Para transportar passageiras na cidade de São Paulo, os motociclistas precisam apresentar CNH válida e com a inscrição de Exerce Atividade Remunerada (EAR). Para obter o EAR, o condutor deve ter 21 anos e estar habilitado a no mínimo 2 anos.

    7) Mototaxistas da 99 vão circular pelas marginais?

    Durante a fase de implementação, o serviço estará disponível fora do centro expandido. Portanto, os motociclistas não poderão circular nos trechos das marginais que estejam dentro da zona de rodízio. Eles também devem respeitar as regras de restrição de motos nas pistas expressas.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    rota
    • Website

    Related Posts

    Município de Sales de Oliveira elege prefeito neste domingo

    setembro 14, 2025

    Manifestações pró-Palestina prestam solidariedade à Flotilha Sumud

    setembro 13, 2025

    Desfile de 7 de Setembro: confira ao vivo a transmissão da TV Brasil

    setembro 7, 2025

    Auxílio Gás será ampliado para botijão ser acessível em todo o país

    agosto 27, 2025

    Gilmar Mendes defende Moraes e diz que STF seguirá firme

    julho 31, 2025

    Historiador debate características da extrema-direita no DR com Demori

    julho 22, 2025
    Leave A Reply Cancel Reply

    Acesse
    Mundo

    Netanyahu visita Muro das Lamentações com Rubio e diz que aliança entre Israel e EUA ‘nunca foi tão forte’

    gean barbosasetembro 14, 2025

    O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, declarou neste domingo (14), após visitar o Muro das…

    Defesa Civil prevê semana crítica para queimadas em São Paulo

    setembro 14, 2025

    iPhone Air virá com modo de fotografia que era exclusivo de modelos mais avançados

    setembro 14, 2025

    Nova primeira-ministra interina do Nepal promete acabar com a corrupção

    setembro 14, 2025
    Redes sociais
    • Facebook
    • Twitter
    • Pinterest
    • Instagram
    • YouTube
    • Vimeo
    Veja mais

    OpenAI quer diminuir participação da Microsoft em sua receita até o fim da década

    setembro 14, 2025

    Netanyahu visita Muro das Lamentações com Rubio e diz que aliança entre Israel e EUA ‘nunca foi tão forte’

    setembro 14, 2025
    Sobre nós
    Sobre nós

    Sua visita é sempre valorosa para nossa equipe. Nosso conteúdo sempre buscar melhor informar aos internautas da região.

    Sempre aceitando novas parcerias.

    Telezap: 8399009742

    Veja também

    OpenAI quer diminuir participação da Microsoft em sua receita até o fim da década

    setembro 14, 2025

    Netanyahu visita Muro das Lamentações com Rubio e diz que aliança entre Israel e EUA ‘nunca foi tão forte’

    setembro 14, 2025

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.