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    Home»Notícias»Justiça dá 48 horas para Nunes explicar aumento de tarifa de ônibus em SP
    Notícias

    Justiça dá 48 horas para Nunes explicar aumento de tarifa de ônibus em SP

    dezembro 29, 202404 Mins Read
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    FÁBIO PESCARINI

    SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Tribunal de Justiça de São Paulo deu prazo de 48 horas para a Prefeitura de São Paulo justificar o aumento de 13,6% na tarifa dos ônibus municipais da capital paulista, que passará de R$ 4,40 para R$ 5 a partir do próximo dia 6 de janeiro.

    A decisão do juiz Bruno Luiz Cassiolato, que está no plantão da Justiça paulista, foi publicada na tarde deste sábado (28) e atende a uma ação ação popular movida pela deputada Luciene Cavalcante, pelo deputado estadual Carlos Giannazi e pelo vereador de São Paulo Celso Giannazi, todos do PSOL.

    Questionada sobre a decisão judicial por meio de sua assessoria de imprensa, a Prefeitura de São Paulo não respondeu até a publicação deste texto.

    O magistrado atendeu em partes a ação, que pedia a suspensão dos efeitos da reunião do CMTT (Conselho Municipal de Transporte e Trânsito realizada na última quinta-feira (26) -realizada no último dia 26- sob a alegação de que ela ocorreu de “maneira açodada, sem prévia convocação e, portanto, sem a possibilidade de efetiva participação popular”, e que, por isso, deveria ser considerada nula, conforme os parlamentares.

    O anúncio do reajuste foi feito logo após a reunião, em que foram apresentados valores para o aumento. A proposta ainda precisa passar pela Câmara Municipal.

    Na sexta-feira (27), durante agenda para anúncio do início da reforma na UBS (Unidade Básica de Saúde) Max Perlman, na Vila Nova Conceição, zona sul, o prefeito Ricardo Nunes (MDB), que é citado diretamente na ação, justificou o reajuste, que não ocorria desde janeiro de 2020, quando a passagem foi de R$ 4,30 para R$ 4,40.

    O prefeito afirmou que a alta foi menor que a inflação no período, de aproximadamente 32%. Segundo ele, se a tarifa fosse reajustada pela inflação acumulada nos quatro anos de congelamento, ela iria para R$ 5,82.

    Na decisão deste sábado, o magistrado diz não vislumbrar razões para determinar a suspensão da vigência do reajuste e cita que ele irá ocorrer no dia 6.

    “Por outro lado, é fato que, a despeito da realização do estudo técnico, a reunião na qual ele foi elaborado e sustentado deve ser realizada de acordo com as determinações legais que a ela possam conferir transparência, segurança e participação popular”, escreveu o juiz.

    Na sexta, ao ser questionado por um passageiro, Nunes citou dólar acima de R$ 6 e a inflação fora da meta -o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15), uma espécie de prévia da inflação oficial do país, fechou o acumulado de 2024 com alta de 4,71%, acima do teto da meta de inflação do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que é de 4,5% neste ano.

    “Não é um aumento, é uma correção da inflação e uma preocupação muito grande porque a gente tem observado o cenário econômico do país que nos dá uma direção preocupante”, repetiu Nunes, pouco depois, a jornalistas. “O diesel tem uma vinculação muito forte com a questão do dólar. A inflação passou da meta e não temos expectativa durante o ano de 2025 de que seja controlada.”

    Segundo o prefeito, se a tarifa fosse reajustada pela inflação acumulada nos quatro anos de congelamento, ela iria para R$ 5,82.

    O vereador Celso Giannazi viu a decisão judicial como uma vitória, ainda que parcial. “Achei muito importante o trecho da decisão, no qual o Juiz cita a transparência e participação popular”, afirmou.

    Ainda na sexta-feira, integrantes do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito da cidade de São Paulo divulgaram uma carta em que criticam o aumento da tarifa de ônibus na capital, anunciado pela prefeitura na véspera.

    O principal argumento contra o reajuste é a ausência de detalhes sobre melhorias no serviço, como investimento na compra de novos veículos e aumento na quantidade de viagens. Segundo os conselheiros, a justificativa da SPTrans (empresa que gerencia o transporte municipal de ônibus) para o aumento foi apenas econômico, sem nenhuma garantia de melhora na qualidade.

    “A proposta apresentada pela SPTrans traz apenas aumento de tarifa, sem nenhum benefício ou melhora no sistema para a população”, diz o texto. “Como representantes da sociedade, manifestamos nossa oposição ao aumento da tarifa de ônibus, em qualquer valor, sem que antes seja apresentado um estudo adequado e detalhado que aborde a solução aos problemas do transporte da cidade.”

    O texto é assinado por 11 conselheiros, todos representantes da sociedade civil no órgão. O conselho tem 63 cadeiras, repartidas igualmente entre representantes da prefeitura, das empresas de transporte e da sociedade.

    Pouco depois de a prefeitura anunciar a alta no preço das passagens dos ônibus municipais, o governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) reajustou as tarifas do metrô e dos trens metropolitanos de R$ 5 para R$ 5,20.

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