O presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou nesta quarta-feira (23) para a presidenta do México, Claudia Sheinbaum. Na conversa, o presidente Lula recordou o encontro que mantiveram durante a Cúpula do G7, no Canadá, e agradeceu a presença do chanceler mexicano na Cúpula do Brics, no Rio de Janeiro.
Em nota enviada à imprensa, o presidente Lula ressaltou a importância de aprofundar as relações econômicas e comerciais entre os dois países, principalmente diante do atual momento de incertezas. Diante disso, ambos os presidentes concordaram com as datas de 27 e 28 de agosto para visita do vice-presidente Geraldo Alckmin ao México, acompanhado de delegação empresarial e de outros ministros brasileiros.
Como resultado da visita, Lula propôs o início de negociações para ampliar acordo comercial Brasil-México, que favoreça a expansão do fluxo comercial entre os dois países. A presidenta Claudia e o presidente Lula destacaram os setores da indústria farmacêutica, agropecuária, de etanol, biodiesel, aeroespacial, bem como de inovação e educação como áreas estratégicas na relação bilateral.
*Com informações do Palácio do Planalto
Publicado por Carolina Ferreira