Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    • Whatsapp
    • Fé
    • Viagem
    Facebook X (Twitter) Instagram
    rotanoticia.com.brrotanoticia.com.br
    • Home
    • Notícias
      • Typography
      • View All On Demos
    • Fé
    • Vida
      • Viagem
      • Moda
    • Tecno
      1. Viagem
      2. View All

      Por que o mar recua antes de um tsunami?

      agosto 30, 2025

      A transparência nas empresas se inicia com investimentos em tecnologia na gestão de gastos

      agosto 30, 2025

      “Praga de Justiniano”: origem da primeira pandemia da história é identificada

      agosto 30, 2025

      Botafogo x Red Bull Bragantino: onde assistir, horário e escalação do Brasileirão

      agosto 30, 2025
    • Contatos
    rotanoticia.com.brrotanoticia.com.br
    Home»Tecno»Por que Power Rangers foi banido no Canadá e Nova Zelândia?
    Tecno

    Por que Power Rangers foi banido no Canadá e Nova Zelândia?

    dezembro 5, 202406 Mins Read
    Facebook Twitter LinkedIn Telegram Pinterest Tumblr Reddit Email
    por-que-power-rangers-foi-banido-no-canada-e-nova-zelandia?
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    A série “Power Rangers” fez um grande sucesso com o público infantil ao redor do mundo, graças ao seu formato dinâmico, com heróis jovens, cenas de ação emocionantes e a famosa transformação em “morphing”.

    Cada Ranger tinha uma identidade única, o que permitia que as crianças se sentissem conectadas com um ou mais personagens. As temáticas de amizade, trabalho em equipe e superação foram bem recebidas.

    Se você tem lembrança da época ou ouviu falar a respeito, provavelmente foi dessa forma e até aí nenhuma polêmica. Só que “Power Rangers” estreou em diferentes momentos ao redor do mundo e teve uma recepção mista, tanto positiva quanto negativa, dependendo do local e da perspectiva.

    A estreia mundial aconteceu oficialmente em 1993. A primeira temporada, “Mighty Morphin Power Rangers” estreou nos Estados Unidos em 28 de agosto de 1993.

    power rangers
    Imagem: Fox

    O formato como série foi uma adaptação da japonesa “Super Sentai”, mas com cenas originais filmadas nos EUA, o que criou uma mistura de ação e cultura pop ocidental com elementos tradicionais de séries de tokusatsu (programas japoneses com efeitos especiais e batalhas de monstros).

    A primeira temporada de Power Rangers estreou no Brasil em 17 de outubro de 1994 no canal pago FOX. Um ano depois, a série passou a ser exibida na TV aberta pela Rede Globo. O sucesso foi tão grande que a série ganhou diversos horários e reprises ao longo dos anos. A Globo, posteriormente, continuou a exibir outras temporadas.

    Leia mais:

    • 8 melhores séries brasileiras de todos os tempos para assistir online
    • 10 séries de terror para maratonar em um final de semana
    • TV Globinho: 8 desenhos que marcaram os anos 2000

    Por que Power Rangers foi banido no Canadá e Nova Zelândia?

    “Power Rangers” enfrentou algumas controvérsias em países como o Canadá e a Nova Zelândia devido a preocupações com seu conteúdo, especialmente na década de 1990. No Canadá, a série foi criticada por seu conteúdo considerado violento, mesmo sendo voltado para crianças.

    Os combates e explosões constantes, embora estilizados e sem consequências realistas, levaram pais e educadores a argumentar que o programa incentivava comportamento agressivo.

    A série foi banida em partes do Canadá logo após sua estreia em 1993. O principal motivo foi exatamente a preocupação com a violência exibida no programa, que era visto como inadequado para crianças pequenas.

    Personagens de Power Rangers
    (Imagem: Sandro Amato / Shutterstock.com)

    Essa decisão ocorreu especialmente em algumas províncias, como Quebec, onde os órgãos reguladores de mídia restringiram sua exibição em emissoras públicas. A proibição não foi nacional nem permanente, e em outras regiões do país, o programa ainda podia ser assistido em canais por assinatura ou via cabo.

    Na Nova Zelândia, “Power Rangers” foi oficialmente proibido de ser transmitido na TV pública devido à preocupação com os efeitos negativos que a violência simulada poderia ter sobre crianças. Apesar de o programa ser filmado na Nova Zelândia a partir da era “Power Rangers Ninja Storm” (2003), a percepção cultural sobre o impacto da violência em crianças era um fator importante para a censura.

    Com o tempo, especialmente nos anos 2000, muitas dessas proibições foram relaxadas ou revisadas, já que o tom da série se tornou menos violento e mais cômico ou educativo em algumas temporadas. Além disso, o programa continuou popular graças à distribuição internacional e ao acesso por meio de DVDs e plataformas de streaming.

    Como é a situação atual

    Hoje em dia, “Power Rangers” não enfrenta mais restrições significativas no Canadá. A série é amplamente acessível por meio de plataformas de streaming, como Netflix e YouTube, além de canais a cabo que transmitem conteúdo infantil.

    A controvérsia inicial sobre violência diminuiu com o tempo, à medida que o público se acostumou ao estilo da série e o conteúdo passou a ser percebido como mais leve e adequado para crianças.

    A franquia também evoluiu, incluindo mensagens positivas como trabalho em equipe, coragem e diversidade, o que ajudou a melhorar sua reputação. No Canadá, ela é considerada uma série nostálgica e ainda tem uma base de fãs sólida, tanto entre crianças quanto adultos que cresceram assistindo.

    Bonecos de brinquedo inspirados na série de TV Power Rangers
    (Imagem: Aisyaqilumaranas / Shutterstock.com)

    Na Nova Zelândia, a situação atual também é bem diferente do passado e a série não enfrenta mais restrições significativas. A proibição inicial na década de 1990, devido a preocupações com violência e seu impacto em crianças, foi suspensa há muito tempo.

    Desde que a franquia começou a ser filmada no país, “Power Rangers” ganhou uma aceitação maior, especialmente porque emprega muitos neozelandeses no elenco e na equipe de produção. Isso trouxe benefícios econômicos e ajudou a melhorar a percepção da série no país.

    Hoje, “Power Rangers” pode ser assistido em plataformas de streaming, como Netflix, e está disponível para fãs de todas as idades. Além disso, os neozelandeses têm um vínculo especial com a franquia, já que muitas cenas incluem paisagens locais.

    Embora as preocupações iniciais tenham sido válidas em seu contexto, “Power Rangers” é agora uma parte bem estabelecida da cultura pop na Nova Zelândia.

    A série gerou uma franquia de brinquedos, filmes e produtos licenciados, que se tornaram extremamente populares, especialmente nos anos 90. No Brasil, os brinquedos de “Power Rangers” eram muito procurados. Fãs de longa data, tanto no Brasil quanto nos EUA, mantêm uma forte base de apoio até hoje, especialmente em convenções e eventos dedicados à série.

    Mas as críticas ultrapassaram países como Canadá e Nova Zelândia. Tanto nos EUA quanto no Brasil, por exemplo, “Power Rangers” foi criticado por sua violência, com lutas constantes e batalhas intensas entre os Rangers e os vilões. Isso levou a discussões sobre a adequação do programa para crianças pequenas. Alguns pais e educadores se preocuparam com a influência negativa que o conteúdo poderia ter sobre os comportamentos infantis

    Embora fosse uma série de ação divertida, muitos críticos consideraram o enredo superficial e a qualidade de produção (especialmente nas primeiras temporadas) inferior a outras séries da época. Algumas pessoas viam “Power Rangers” principalmente como uma série voltada para vender brinquedos, o que prejudicava a percepção do programa como algo mais “artístico” ou significativo.

    Alguns canais de TV e programas começaram a limitar a exibição de “Power Rangers” após o início da década de 2000 devido a essas críticas, mas logo a série continuou a ser transmitida em canais pagos e outras plataformas.

    O post Por que Power Rangers foi banido no Canadá e Nova Zelândia? apareceu primeiro em Olhar Digital.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    rota
    • Website

    Related Posts

    Por que o mar recua antes de um tsunami?

    agosto 30, 2025

    A transparência nas empresas se inicia com investimentos em tecnologia na gestão de gastos

    agosto 30, 2025

    “Praga de Justiniano”: origem da primeira pandemia da história é identificada

    agosto 30, 2025

    Botafogo x Red Bull Bragantino: onde assistir, horário e escalação do Brasileirão

    agosto 30, 2025

    Hackers usam dados do Gmail para golpe; veja como se proteger

    agosto 30, 2025

    Olhar Espacial: por que colonizar Marte é um grande erro?

    agosto 30, 2025
    Leave A Reply Cancel Reply

    Acesse
    Esportes

    Problema nas laterais pode forçar Dorival a mudar esquema do Corinthians no Derby

    rotaagosto 30, 2025

    O Corinthians pode ter que entrar em campo contra o Palmeiras, pela 22ª rodada do…

    Ataques russos deixam um morto e mais de 20 feridos na Ucrânia

    agosto 30, 2025

    A transparência nas empresas se inicia com investimentos em tecnologia na gestão de gastos

    agosto 30, 2025

    Em alta, Gui Negão busca repetir feito da base e marcar primeiro gol no dérbi

    agosto 30, 2025
    Redes sociais
    • Facebook
    • Twitter
    • Pinterest
    • Instagram
    • YouTube
    • Vimeo
    Veja mais

    Por que o mar recua antes de um tsunami?

    agosto 30, 2025

    Problema nas laterais pode forçar Dorival a mudar esquema do Corinthians no Derby

    agosto 30, 2025
    Sobre nós
    Sobre nós

    Sua visita é sempre valorosa para nossa equipe. Nosso conteúdo sempre buscar melhor informar aos internautas da região.

    Sempre aceitando novas parcerias.

    Telezap: 8399009742

    Veja também

    Por que o mar recua antes de um tsunami?

    agosto 30, 2025

    Problema nas laterais pode forçar Dorival a mudar esquema do Corinthians no Derby

    agosto 30, 2025

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.