Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    • Whatsapp
    • Fé
    • Viagem
    Facebook X (Twitter) Instagram
    rotanoticia.com.brrotanoticia.com.br
    • Home
    • Notícias
      • Typography
      • View All On Demos
    • Fé
    • Vida
      • Viagem
      • Moda
    • Tecno
      1. Viagem
      2. View All

      Mercado de bancos de dados dispara com demanda da IA

      setembro 10, 2025

      Veja 5 fones de ouvido infantis para comprar em 2025

      setembro 10, 2025

      Preciso trocar a TV para a TV 3.0? Perguntas e respostas sobre a tecnologia

      setembro 10, 2025

      Quais os criminosos famosos retratados na série Tremembé do Prime Video?

      setembro 10, 2025
    • Contatos
    rotanoticia.com.brrotanoticia.com.br
    Home»Geral»Rosas de Ouro encerra Desfile das Campeãs em São Paulo
    Geral

    Rosas de Ouro encerra Desfile das Campeãs em São Paulo

    março 9, 2025Updated:março 11, 202507 Mins Read
    Facebook Twitter LinkedIn Telegram Pinterest Tumblr Reddit Email
    rosas-de-ouro-encerra-desfile-das-campeas-em-sao-paulo
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Logo Agência Brasil

    Nove escolas voltaram ao Sambódromo do Anhembi para o Desfile das Campeãs do Carnaval de São Paulo de 2025. Com transmissão da TV Brasil a noite de comemorações começou às 20h e se estendeu madrugada afora, em nove horas e meia de transmissão ao vivo e no Youtube.

    A primeira escola da noite foi a Camisa 12, que conquistou o acesso à segunda divisão, de onde estava afastada desde 2006, com um desfile sobre o Alafim de Oió, termo que se referia aos reis do povo Oió, no que hoje é território da Nigéria, e vem da cultura Iorubá. A comissão de frente representou, além dos alafins, as entidades Exú, Xangô e Aiole.

    O diretor de carnaval, Demis Roberto, destacou a complexidade da preparação e os desafios enfrentados nos últimos anos: “É muito difícil porque já batemos na trave há algum tempo, sem conseguir o acesso por detalhes: carro que não entra, situações imprevistas… Desde 2020, no ‘ano do pão’, fomos vice-campeões, mas só subia uma escola. Perdemos por um décimo. Já começamos o planejamento amanhã: teremos reunião geral para estruturar nosso carnaval. Chegaremos ao Acesso I respeitando as co-irmãs, mas cientes do nosso potencial”.

    Assista à transmissão completa do Desfile das Campeãs do Carnaval de São Paulo 2025:


     

    Notícias relacionadas:

    • Margareth diz ser “inaceitável” punição por uso de iorubá no carnaval.
    • Especialistas recomendam “etiqueta respiratória” após carnaval.
    • Mega-Sena não tem ganhadores e prêmio vai para R$ 12 milhões.

    Este ano, a divisão de Acesso II promove duas escolas. A campeã, Pérola Negra, foi a segunda na avenida. A escola volta ao Acesso I, de onde foi rebaixada no ano passado, com um desfile perfeito, coroado com a nota máxima, 270 pontos. A escola teve como tema Exu-mulher, a partir de uma tese de doutorado sobre o tema, defendida na USP. A vitória  já inspira a Pérola a buscar o Grupo Especial em 2027.

    “O trabalho foi bem difícil e intenso, porque são poucos componentes no Grupo de Acesso II e é pouco dinheiro. Com o dinheiro, não dá para fazer o carnaval. A gente teve que trabalhar muito para conseguir colocar um carnaval digno na avenida. A gente pode esperar sempre o melhor. Eu sou guerreira, minha comunidade é guerreira. O próximo passo, aos poucos, com humildade, é a gente conseguir ir para o Grupo Especial novamente”, declarou Sheila Mônaco, presidente da agremiação.

     

    São Paulo (SP), 08/03/2025 - Carnaval 2025 - Sambódromo do Anhembi, desfile das Campeãs do carnaval de São Paulo. Escola de Samba Pérola Negra. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
    Pérola Negra, por Paulo Pinto/Agência Brasil

    A Mocidade Unida da Mooca foi a terceira a festejar neste sábado (08), após o segundo lugar no Acesso I com uma homenagem a um “recém imortal”, chegando pela primeira vez ao grupo especial. O samba-enredo “Krenak – O presente ancestral” festejou o escritor, eleito membro da Academia Brasileira de Letras em 2023 e presente nas duas noites de desfile. A escola tentava a ascensão ao Grupo Especial desde 2019 e teve entre seus destaques a Comissão de Frente, que recebeu nota 10. Para a coreógrafa Sabrina Cassimiro, responsável pela comissão de frente, foi um desfile marcado pela entrega dos participantes. “Foi dessa forma que passamos aqui, de uma forma muito intensa, dando a vida, entregando tudo o que poderíamos entregar. Eu acredito que o resultado disso é até a galera ter chegado na dispersão passando um pouco mal, porque é muita energia, é muita vibração, é muita coisa, é muito intenso”.

    A campeã do Acesso I, Tom Maior, teve sua redenção este ano. Após uma queda inesperada em 2024 conquistou o acesso ao perder apenas dois décimos, com o samba “Uma nova Angola se abre para o mundo! Em nome da paz, Martinho da Vila canta a liberdade!”, reeditando a abordagem da escola sobre Angola para unir a comunidade e retomar seu lugar na elite.

    “ É de fato uma coreografia com elementos africanos e afro-brasileiros. A gente fez em 40 minutos, bastante tempo de pista dançando uma coreografia tão forte e eu espero que o público tenha gostado. Todos os elementos da comissão foram muito bem pensados para essa nova Angola, essa reconstrução, esse lugar de uma criança que morre na guerra e que se encontra em outro lugar para ver a sua nação reconstruída”, contou Yaskara Manzini, coreógrafa da Comissão de Frente.
     

    São Paulo (SP), 08/03/2025 - Carnaval 2025 - Sambódromo do Anhembi, desfile das Campeãs do carnaval de São Paulo. Escola de Samba Tom Maior. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
    Tom Maior no Desfile das Campeãs do Carnaval de São Paulo.  Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

    Coube à quinta colocada do grupo especial encerrar o sábado e adentrar na madrugada de domingo. A Camisa Verde e Branco cantou “O tempo não para! Cazuza – o poeta vive!” em seu retorno ao desfile das campeãs após 23 anos. Atores como Wagner Cittadini e Daniel de Oliveira estiveram presentes, caracterizados como o cantor, falecido em 1990. Sua mãe, Lucinha Araújo, também participou da homenagem.

    A Mocidade Alegre, quarta colocada, trouxe o enredo “Quem não pode com mandinga não carrega patuá”. Sempre entre as primeiras colocadas, com 8 títulos em 20 anos, a escola esbanjou animação e fé, cantando ainda o respeito à liberdade religiosa. Ao repórter Lincoln Chaves, o carnavalesco Caio Araújo, que teve este ano sua estreia na agremiação, disse que o carnaval da Mocidade foi de muita alegria, de muita animação, entregando o visual que a comunidade esperava da escola. Saímos do carnaval maiores”

    Terceira colocada, a Gaviões da Fiel surpreendeu o público no Anhembi em 2025 com o enredo “Irin Ajó Emi Ojisé – A Viagem do Espírito Mensageiro”, desenvolvido pelos carnavalescos Julio e Rayner. A escola mergulhou na visão de mundo dos povos africanos, trazendo um espetáculo grandioso, repleto de simbologia, cultura e emoção, e entregou um desfile belo e bastante elogiado, mesmo após ter alguns de seus carros impactados por um forte temporal, três dias antes do primeiro desfile.
     

    São Paulo (SP), 01/03/2025 - Carnaval 2025 - Sambódromo do Anhembi, desfile do Grupo Especial - Escola de Samba Gaviões da Fiel.  Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
    Escola de Samba Gaviões da Fiel durante o Desfila das Campeãs. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

    A vice-campeã Acadêmicos do Tatuapé trouxe a Justiça como tema, no enredo  “Justiça – A Injustiça Num Lugar Qualquer É Uma Ameaça À Justiça Em Todo Lugar”. O desfile, quase perfeito, teve nota 269,8, a mesma da campeã Rosas de Ouro, com desconto de um décimo no último item, Evolução, justamente o critério de desempate. No quarto Desfile das Campeãs seguido, a Tatuapé comemorou o quarto lugar em 2022 e 2023 e terceiro no ano passado. O enredo trata de temas difíceis, como a desigualdade social, o racismo e a importância da justiça para todos.

    Encerrando a noite, Rosas de Ouro comemorou o título ao cantar a história dos jogos, abrindo com seu “cassino Brasilândia” e diversas outras menções ao bairro de origem da escola da zona norte. O resultado surpreendeu um pouco, pois nos últimos anos a Rosas teve participações modestas. Com o título deste ano a Rosas apostou na nostalgia, falando de brincadeiras que atravessaram infâncias e, algumas, séculos.

    Esse foi o oitavo título da Rosas de Ouro. A escola já venceu em 1983, 1984, 1990, 1991, 1992, 1994 e 2010. A conquista mantém a Rosas na quinta colocação entre as escolas que mais venceram o carnaval em São Paulo. Ela está atrás da Vai-Vai, com 15 títulos, Mocidade Alegre, com 12, Nenê de Vila Matilde, com 11, Camisa Verde e Branco, com 9. Um detalhe interessante é que a fantasia da rainha da bateria retomou uma tradição da escola, a de trazer o cheiro de rosas perfumando a avenida.
     

    São Paulo (SP), 09/03/2025 - Carnaval 2025 - Sambódromo do Anhembi, desfile das Campeãs do carnaval de São Paulo. Escola de Samba Rosas de Ouro. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
    Rosas de Ouro encerra Desfile das Campeãs. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasi

    *Com informações da TV Brasil

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    gean barbosa
    • Website

    Related Posts

    Pref TV amplia presença da rede de comunicação pública em Caruaru

    setembro 9, 2025

    Pref TV leva Rede Nacional de Comunicação Pública a Caruaru

    setembro 8, 2025

    Tocantins: MST bloqueia rodovia para cobrar desapropriação de área

    setembro 8, 2025

    Caminhos para Exu celebra resistência dos povos de terreiro no DF

    setembro 7, 2025

    Brasileiros celebram soberania; Curupira e Zé Gotinha desfilaram

    setembro 7, 2025

    TV Brasil homenageia Silvio Tendler com exibição de documentário

    setembro 7, 2025
    Leave A Reply Cancel Reply

    Acesse
    Mundo

    Embaixador de Israel na ONU defende ataque no Catar apesar das críticas dos EUA

    gean barbosasetembro 10, 2025

    O embaixador de Israel na ONU afirmou nesta quarta-feira (10) que seu país nem sempre…

    Veja 5 fones de ouvido infantis para comprar em 2025

    setembro 10, 2025

    Preciso trocar a TV para a TV 3.0? Perguntas e respostas sobre a tecnologia

    setembro 10, 2025

    Quais os criminosos famosos retratados na série Tremembé do Prime Video?

    setembro 10, 2025
    Redes sociais
    • Facebook
    • Twitter
    • Pinterest
    • Instagram
    • YouTube
    • Vimeo
    Veja mais

    Mercado de bancos de dados dispara com demanda da IA

    setembro 10, 2025

    Embaixador de Israel na ONU defende ataque no Catar apesar das críticas dos EUA

    setembro 10, 2025
    Sobre nós
    Sobre nós

    Sua visita é sempre valorosa para nossa equipe. Nosso conteúdo sempre buscar melhor informar aos internautas da região.

    Sempre aceitando novas parcerias.

    Telezap: 8399009742

    Veja também

    Mercado de bancos de dados dispara com demanda da IA

    setembro 10, 2025

    Embaixador de Israel na ONU defende ataque no Catar apesar das críticas dos EUA

    setembro 10, 2025

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.