Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    • Whatsapp
    • Fé
    • Viagem
    Facebook X (Twitter) Instagram
    rotanoticia.com.brrotanoticia.com.br
    • Home
    • Notícias
      • Typography
      • View All On Demos
    • Fé
    • Vida
      • Viagem
      • Moda
    • Tecno
      1. Viagem
      2. View All

      Portas da Tesla levantam preocupações após acidentes

      setembro 10, 2025

      NASA encontra possível sinal de vida passada em Marte

      setembro 10, 2025

      Google Cloud anuncia expansão de IA e infraestrutura no Brasil

      setembro 10, 2025

      VÍDEO: OVNI é atingido por míssil de drone dos EUA e continua voando

      setembro 10, 2025
    • Contatos
    rotanoticia.com.brrotanoticia.com.br
    Home»Mundo»Trump diz que Zelensky pode encerrar a guerra ‘imediatamente’ ou ‘seguir combatendo’ com a Rússia
    Mundo

    Trump diz que Zelensky pode encerrar a guerra ‘imediatamente’ ou ‘seguir combatendo’ com a Rússia

    agosto 18, 2025Updated:agosto 18, 202505 Mins Read
    Facebook Twitter LinkedIn Telegram Pinterest Tumblr Reddit Email
    trump-diz-que-zelensky-pode-encerrar-a-guerra-‘imediatamente’-ou-‘seguir-combatendo’-com-a-russia
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    O presidente americano, Donald Trump, afirmou neste domingo (17) à noite que o líder ucraniano, Volodimir Zelensky, pode pôr fim à guerra com a Rússia “quase imediatamente”, mas descartou a recuperação da intensa Crimeia ou a entrada da Ucrânia na Otan.

    “O presidente Zelensky, da Ucrânia, pode pôr fim à guerra com a Rússia quase imediatamente, se assim o quiser, ou pode seguir combatendo”, publicou Trump na sua plataforma Truth Social, na véspera de uma reunião em Washington com o mandatário inovador e líderes europeus.

    “Não se pode recuperar o que [Barack] Obama cedeu na Crimeia (há 12 anos, sem disparar um único tiro!), e A UCRÂNIA NÃO PODE ENTRAR NA OTAN. Há coisas que nunca mudam!”, acrescentou.

    Líderes Europeus acompanharão Zelensky na Casa Branca na 2ª feira Após a cúpula entre Donald Trump e Vladimir Putin no Alasca, que terminou sem anúncios concretos, os dirigentes europeus se uniram em torno do presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, a quem acompanharão à Casa Branca na segunda-feira (18).

    Essa decisão foi anunciada neste domingo, antes de uma videoconferência da “coalizão de voluntários”, da qual participou a maioria dos principais países europeus, a UE, a Otan e países extracontinentais, como o Canadá, com o objetivo de examinar as linhas gerais de um possível acordo de paz entre a Ucrânia e a Rússia.

    O encontro de segunda-feira na capital americana será iniciado desde o início da invasão russa da Ucrânia em fevereiro de 2022. Estarão em Washington a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, o presidente francês, Emmanuel Macron, o chefe de governo alemão, Friedrich Merz, a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, o presidente finlandês, Alexander Stubb, e o secretário-geral de Otan, Mark Rutte.

    O mandatário ucraniano elogiou essa “unidade” europeia e assinalou que desconhece “exatamente” o que conversaram Putin e Trump no Alasca. “Gostaria que o presidente Trump nos desse, a mim e aos líderes europeus, muitos detalhes”, acrescentou.

    O enviado especial de Trump, Steve Witkoff, garantiu que no Alasca a Rússia fez “algumas concessões” territoriais em relação às cinco regiões ucranianas-chave na guerra. “Grandes avanços com a Rússia! Fiquem atentos!”, publicou Trump neste domingo em sua rede social Truth Social.

    O secretário de Estado, Marco Rubio, ameaçou a Rússia com novas avaliações caso não se chegue a um acordo sobre a Ucrânia. Após a reunião de domingo dos aliados de Kiev, Macron afirmou que Putin “não quer a paz”, mas sim a “capitulação” da Ucrânia.

    Uma declaração apresentada como “mentira abjeta” pela porta-voz da diplomacia russa, Maria Zakharova, no Telegram. Quanto à reunião de segunda-feira em Washington, “nossa vontade é apresentar uma frente unida entre europeus e ucranianos” e perguntar aos americanos “até que ponto” estão dispostos a contribuir para as garantias de segurança oferecidas à Ucrânia em um possível acordo de paz, explicou o presidente francês.

    De volta ao Alasca, Trump concedeu uma garantia de segurança para Kiev semelhante ao Artigo 5 da Otan, ainda que fora do marco da Aliança Atlântica, que Moscou considera uma ameaça existencial para suas fronteiras. Segundo Giorgia Meloni, o objetivo seria definir “uma cláusula de segurança coletiva que permita à Ucrânia obter o apoio de todos os seus parceiros, incluindo os Estados Unidos, prontos para agir em caso de um novo ataque”.

    Zelensky qualificou como “histórica” a decisão americana de oferecer ao seu país garantias de segurança. Estas, disse, “devem ser verdadeiramente práticas, proporcionar proteção em terra, ar e mar, e se desenvolver com a participação da Europa”.

    Não há cessar-fogo à vista  Zelensky e seus aliados europeus favoreceram um cessar-fogo preliminar, mas Trump afirmou preferirem um acordo de paz integral, embora tenha se mantido muito evasivo sobre o conteúdo. O mandatário republicano também apoia uma proposta da Rússia para fortalecer sua presença no leste da Ucrânia, disse à AFP um funcionário para as conversas telefônicas mantidas no sábado entre Trump e os líderes europeus.

    Segundo essa fonte, que pediu anonimamente, o presidente russo está “exigindo, na prática, que a Ucrânia abandone o Donbass” e, portanto, ceda completamente esse território, no leste da Ucrânia. A Rússia propõe congelar a linha de frente nas regiões de Donetsk, Kherson, Lugansk e Zaporizhzhia (sul).

    Poucos meses depois de lançar sua invasão da Ucrânia, a Rússia proclamou a anexação dessas quatro regiões ucranianas, apesar de suas tropas ainda não controlarem completamente nenhuma delas. Até agora, Zelensky tem rejeitado qualquer concessão territorial.

    Cúpula tripartida  Trump também apresentou a possibilidade de uma cúpula tripartida com Putin e Zelensky se “tudo correr bem” ao receber o presidente ucraniano, a quem há seis meses humilhou no Salão Oval da Casa Branca diante das câmeras de televisão de todo o mundo. No entanto, o presidente ucraniano expressou o seu pessimismo: “Neste momento, a Rússia não deu nenhuma acusação de que a cúpula tripartida vá se realizar”, disse.

    Três anos e meio depois do conflito mais sangrento na Europa desde a Segunda Guerra Mundial, o exército russo ocupa aproximadamente 20% do território ucraniano, incluindo quase toda a região de Lugansk e grande parte da vizinha Donetsk, onde seu avanço se acelerou.

    No campo de batalha, à medida que as hostilidades aumentam, com ataques fatais mútuos com drones. Nas primeiras horas desta segunda-feira (noite de domingo em Brasília), as autoridades ucranianas registraram 13 feridos em ataques russos contra as regiões de Kharkiv, no leste, e Sumy, no nordeste.

    *Com informações da AFP
    Publicado por Carol Santos

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    gean barbosa
    • Website

    Related Posts

    Trump reconhece que ‘Rússia está violando o espaço aéreo da Polônia’

    setembro 10, 2025

    Suprema Corte dos EUA vai examinar em novembro tarifas aduaneiras de Trump

    setembro 10, 2025

    Israel ameaça atacar inimigos em qualquer lugar após ação militar no Catar

    setembro 10, 2025

    Embaixador de Israel na ONU defende ataque no Catar apesar das críticas dos EUA

    setembro 10, 2025

    Imprensa internacional repercute voto de Moraes pela condenação de Bolsonaro

    setembro 10, 2025

    Julgamento de Bolsonaro: ‘Trump não tem medo de usar meios militares para proteger liberdade de expressão’, diz Casa Branca

    setembro 9, 2025
    Leave A Reply Cancel Reply

    Acesse
    Esportes

    Mbappé se diz enojado com mundo da bola: ‘Não aconselharia meu filho a se envolver com futebol’

    gean barbosasetembro 10, 2025

    Astro da seleção francesa e do Real Madrid, Mbappé surpreendeu nesta quarta-feira (10) ao fazer…

    Trump reconhece que ‘Rússia está violando o espaço aéreo da Polônia’

    setembro 10, 2025

    NASA encontra possível sinal de vida passada em Marte

    setembro 10, 2025

    Suprema Corte dos EUA vai examinar em novembro tarifas aduaneiras de Trump

    setembro 10, 2025
    Redes sociais
    • Facebook
    • Twitter
    • Pinterest
    • Instagram
    • YouTube
    • Vimeo
    Veja mais

    Portas da Tesla levantam preocupações após acidentes

    setembro 10, 2025

    Mbappé se diz enojado com mundo da bola: ‘Não aconselharia meu filho a se envolver com futebol’

    setembro 10, 2025
    Sobre nós
    Sobre nós

    Sua visita é sempre valorosa para nossa equipe. Nosso conteúdo sempre buscar melhor informar aos internautas da região.

    Sempre aceitando novas parcerias.

    Telezap: 8399009742

    Veja também

    Portas da Tesla levantam preocupações após acidentes

    setembro 10, 2025

    Mbappé se diz enojado com mundo da bola: ‘Não aconselharia meu filho a se envolver com futebol’

    setembro 10, 2025

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.